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terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COMUNICAÇÃO ENTRE O LÍDER E SEUS LIDERADOS


A comunicação deve ser gerenciada e profissionalizada nas empresas, pois ela é o sistema central da organização.
Atualmente, pode-se dizer que a comunicação é ou deveria ser o processo mais importante dentro de uma organização, pois é por meio da boa ou má comunicação que começam a aparecer ou desaparecer problemas decorrentes neste processo organizacional.
A comunicação deve fluir do líder de forma clara e significativa, é importante lembrar que, existem várias formas de se comunicar determinado fato e o importante é estar atento para com a equipe e observar qual a melhor maneira de se colocar um determinado assunto.
Normalmente, acha-se que só se deve reunir, ou melhor, comunicar em épocas de crises ou em situações difíceis, porém a comunicação vai muito além disso. Pois para que haja um melhor entendimento entre os lideres e liderados é necessário que ambos conheçam a empresa onde trabalham, qual a sua missão, os seus objetivos, suas influencias, o valor de sua marca, para que usem a mesma linguagem.
Não existe uma fórmula para uma comunicação eficiente, a única coisa que se espera de lideres e liderados é que exista uma comunicação franca e honesta e que direcionem esta comunicação.
Liderar é gerar mudança, é saber falar e ouvir seus liderados e sendo assim, conclui-se que a comunicação é um facilitador no processo de liderança.

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